Presidente da Assembleia de Minas concede entrevista para Douglas Melo

Na pauta da entrevista o benefício força família que será depositado em parcela única até o dia 1º de agosto para famílias em situação de extrema pobreza do Estado

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Agostinho Patrus (PV), foi entrevistado na manhã desta quarta-feira (16), pelo também deputado estadual Douglas Melo(MDB), na rádio Musirama FM, de Sete Lagoas. 

No decorrer do bate-papo, Agostinho Patrus respondeu a questionamentos diversos realizados por  Douglas Melo, com ênfase para o projeto que institui o pagamento do benefício “Força Família”,  previsto no Programa Recomeça Minas, onde Douglas Melo é coautor. O decreto estadual que é oriundo do projeto tem por objetivo fornecer um auxílio emergencial no valor de R$600 reais aos mineiros em situação de extrema pobreza que será pago em parcela única até o dia 1º de agosto. O Recomeça Minas também incentiva a recuperação econômica do estado incluindo anistia de juros e multas de impostos em atrasados, redução do ICMS e linhas de crédito para  os setores que mais foram guilhotinados pela crise provocada pela pandemia da Covid-19. 

Agostinho Patrus falou da importância de ajudar os mineiros a superar esse momento inesperado da nossa história “Nós precisávamos ajudar àqueles que mais sofrem com as pandemia, ou seja, donos de bares, restaurantes, casas de eventos,  academias, salões de beleza, a classe artística e a rede de hotelaria. Temos que pensar que setores também cresceram de forma significativa no decorrer do isolamento social, então  o programa oferece diversas vantagens para tais empresas regularizarem inadimplências com o Estado.”, disse o presidente. O texto aprovado prevê que empresas que possuem dívidas ativas com o estado podem ter, em certos casos, até 90% de descontos nas multas e juros para sanar os valores à vista. 

Para o presidente da Assembleia, a implantação do “Força Família” aos mineiros que vivem na extrema pobreza é o elo fundamental para amenizar o sofrimento de muitos. “A gente está viajando, visitando municípios, encontrando pessoas e estamos vendo de perto a dificuldade, isso toca o coração da gente. Tantas pessoas não tem nada para colocar na mesa. Por isso tivemos a ideia de implantar o programa no estado, você Douglas é um importante parlamentar que também é autor desta lei e juntos vamos levar o auxílio de R$600 reais que será pago às pessoas que estejam registradas no Cadastro Único – CadÚnico.”

O combate à fome e a redução dos valores dos alimentos também foram citados ao decorrer da entrevista.” Não é justo cobrarmos ICMS (impostos) daqueles que possuem a menor capacidade de compra, nós zeramos os impostos dos produtos que compõem a cesta básica, para que os preços fiquem mais baratos e as pessoas tenham poder de adquirir alimentação de qualidade.”  conclui Patrus. 

Ainda na entrevista Douglas Melo indagou o Presidente sobre a tramitação do  projeto de lei que ratifica o acordo bilionário entre o governo de Minas Gerais e a Vale por causa da tragédia de Brumadinho. ” O projeto precisa passar por correções, é importante nós apoiarmos a vacina que está sendo produzida pela UFMG, hoje, a mais avançada no Brasil, sendo 100% de tecnologia brasileira, a vacina pode chegar com um baixo valor para as prefeituras do nosso estado, garantindo a imunização de muitos mineiros. Eu acredito que na próxima semana o projeto já esteja em pauta para discussão e votação dos recursos e suas implantações no estado. O texto deverá ser alterado em benefício da saúde.” 
 
Agostinho também respondeu ao questionamento sobre o futuro cenário político mineiro nas eleições de 2022, onde o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, confirmou sua pré-candidatura ao Governo de Minas “É legítimo que o Prefeito coloque a sua candidatura, assim como nosso governador ele tem percorrido o Estado, levando seu nome e seus projetos para os mineiros e ano que vem a população deverá decidir quem deve está a frente do estado e conduzir então os próximos 4 anos.”

Por fim, o Presidente da Assembleia afirmou, “Quero finalizar dizendo da importância de Sete Lagoas e toda região ter um representante na Assembleia Legislativa de Minas Gerais: você Douglas nos últimos anos tem representado a região de forma única com capacidade, dedicação, trabalho e  seriedade. Acho você um brilhante jornalista, mas tenho certeza que a população de Sete Lagoas e de toda região tem também um brilhante parlamentar na Assembleia de Minas.” finalizou.