Polícia Militar lança programa para inibir furtos de celulares e smartphones

Em 2017, segundo a Secretária Estadual de Segurança Pública, mais de 150 mil aparelhos celulares foram roubados/furtados no estado de Minas Gerais.

A Polícia Militar deixou a disposição para a população mineira, um site para cadastrar o seu aparelho celular ou smartphone. Com o cadastro do celular no site desenvolvido pela PMMG, quando o policial abordar algum indivíduo em atitude suspeita, poderá verificar, além do seu prontuário, se está de posse de algum aparelho celular furtado/roubado. Assim, será possível fazer contato pessoal com a vítima, e avisar que seu telefone foi localizado, além das medidas legais cabíveis contra quem estiver com o celular furtado/roubado.

 

Como funciona?

Basta acessar o link clicando aqui e ter em mãos o seu CPF, RG e completar demais informações como: nome completo, endereço, e-mail e telefone secundário. Também é importante saber o IMEI do seu aparelho para completar o seu cadastro.

O IMEI é uma sequência de caracteres e números únicos que cada dispositivo tem. A combinação desses caracteres é uma espécie de identidade do seu aparelho, como se fosse uma identidade pessoal que cada cidadão tem.

Para saber o IMEI do seu aparelho é muito simples, basta procurar o código na caixa do seu aparelho ou estampado no seu próprio dispositivo. Caso não consiga achar, basta digitar *#06# no seu telefone, como se você estivesse efetuando uma ligação.
É muito importante todos os usuários aderirem ao programa Celular Seguro no intuito de inibir a prática criminosa, desmotivando o comércio ilegal e facilitando a identificação dos aparelhos furtados.