Deputado Douglas Melo se reúne com Ministro da Saúde em Brasília

 

Na noite da última terça-feira (04/04), o deputado estadual Douglas Melo, acompanhado do deputado federal Eros Biondini, se reuniu com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília. Douglas solicitou ao Ministro recursos para o custeio de diversas cirurgias eletivas que o Cismisel (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Sete Lagoas) não tem tido condições de realizar desde o ano passado, além de um tomógrafo para o consórcio.

O deputado estadual também pediu o aumento do Teto MAC de Sete Lagoas, que é o limite de recursos que o governo repassa mensalmente para custeio de serviços de saúde de média e alta complexidade. De acordo com o parlamentar, “um dos gargalos da saúde pública de Sete Lagoas é o fato de todo mês o governo federal repassar um valor insuficiente para tratamentos de pacientes de toda região. Com isso, a prefeitura de Sete Lagoas, muitas vezes, tem que arcar com o custo que deveria ser mantido pelo governo federal”.

Douglas Melo também pediu apoio para a permanência do serviço de tratamento de oncologia no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas. No ano passado, o risco do serviço ser descredenciado do SUS e transferido para a cidade de Curvelo foi amplamente divulgado pela mídia. Para Douglas, esta mudança seria prejudicial, já que Sete Lagoas é cidade pólo e recebe pacientes de várias cidades vizinhas.

Além disso, o deputado solicitou ajuda do governo federal para o término da construção do Hospital Regional Doutor Márcio Paulino. “Mesmo a obra sendo do governo estadual, nós sabemos que com a ajuda do governo federal se torna mais fácil, já que o estado vem passando por muitas dificuldades econômicas”, afirmou Douglas. Ele também solicitou que o governo federal ajude na compra dos equipamentos e na manutenção do hospital após finalizada a obra, já que o município não tem condições de mantê-lo. Assim que começar a funcionar, o hospital vai ser mantido por uma parceria entre município, estado e governo federal.

Diante dessas demandas, o Ministro da Saúde reconheceu a importância de Sete Lagoas e das cidades vizinhas e se comprometeu a ajudar a região.

A reunião contou com a presença de prefeitos dos municípios de Inhaúma, Jequitibá, Papagaios, Araçaí, Caetanópolis, Fortuna de Minas, Santana de Pirapama, Maravilhas, Baldim e Cachoeira da Prata, além do representante do prefeito de Sete Lagoas, o secretário de saúde municipal Magnus Silva.