“Daqui a dois anos o primeiro paciente será atendido no Hospital Regional”, afirmou Secretário de Estado de Saúde

Em reunião nessa manhã com o deputado estadual Douglas Melo, secretário Fábio Bacheretti garante Hospital Regional de Sete Lagoas concluído em 18 meses

Nesta segunda-feira (27), em Sete Lagoas, o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Bacheretti, anunciou oficialmente o cronograma de conclusão do Hospital Regional. “Nós temos a previsão que no final de outubro o diagnóstico da obra seja entregue. A obra sofreu vários interferes, roubos e foi perdendo grande parte do que foi instalado ali. Com o fim da sessão da transferência do terreno ao município, a área volta para o Estado e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) fará os três orçamentos para poder fazer a licitação de retomada das obras. A previsão para início é no ano que vem e a nossa expectativa é de que, depois de 18 meses do processo licitatório, o Hospital esteja em funcionamento. Olhando para frente, daqui a dois anos o primeiro paciente será atendido no Hospital” disse o Secretário. 

Fábio Bacheretti, que visitou a estrutura do regional na manhã de hoje (27), ressaltou que a obra está bem adiantada e, juntamente com sua equipe, perceberam que saindo o processo licitatório não irá demorar para a obra ser concluída, visto que a estrutura física já está toda montada. “Mês que vem teremos novidades para saber o que de fato falta da obra e iremos conseguir licitar tudo o mais rápido possível”, falou Fábio. 


Douglas Melo questionou Bacheretti se o Governo do Estado irá adquirir os equipamentos depois do processo licitatório. O secretário afirmou que, assim que a obra estiver em andamento, o Governo de Minas fará a compra dos equipamentos para que não atrase em nada a abertura do Hospital. 

A manutenção do Hospital, assim que concluído, também foi questionada. “As faculdades de medicina podem concorrer para a sessão de uso. Em Governador Valadares foi uma fundação de ensino que ganhou o processo da cidade, então temos uma expectativa para uma ampla concorrência e a gente tenha um hospital 100% SUS na região. O Estado irá apoiar o início de funcionamento dos hospitais”, finalizou o Secretário. 

Vale lembrar que a articulação para que o Hospital Regional de Sete Lagoas fosse incluindo na ação compensatória da Vale foi feita diretamente com o Governo do Estado. O então Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Levy Reis, juntamente com o deputado Douglas Melo, realizaram a primeira reunião, em setembro de 2019, quando foi protocolizado um documento com a solicitação, que futuramente veio a ser autorizada pelo governador Romeu Zema. 

“Quem acompanha nosso trabalho sabe que essa é uma luta e vitória nossa. Lutamos para que o governo incluísse esta obra no plano de empreendimentos a serem concluídas com o recurso compensatório da Vale” afirmou Douglas Melo.

Entrevista do Secretário de Saúde do Estado, Fábio Bacheretti a Radio MusiramaFM (92.1)