Números apontam queda brusca na criminalidade em Sete Lagoas e região

Trabalho do deputado estadual Douglas Melo é apontado como decisivo nesse combate à criminalidade

Números da Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS) revelam uma queda brusca na criminalidade de Sete Lagoas e região. Nas 16 cidades que hoje compõem a 19ª RISP, a taxa de crimes violentos para cada 100 mil habitantes caiu de 112,24 para 67,48 apenas no período entre janeiro e fevereiro deste ano. Já o número total de crimes violentos registrados pela secretaria caiu de 494 para 297 ocorrências. Essa queda coincide com a própria instalação da 19ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) em Sete Lagoas, realizada no dia 06 de fevereiro, quando o coronel Charles Generoso Baracho recebeu a direção do comando da Polícia Militar. A instalação da RISP é fruto de intervenção do deputado estadual Douglas Melo junto ao governo do estado.

Taxa de crimes violentos por 100.000 habitantes nas cidades que integram a 19ª RISP em 2016 e 2017. Fonte: SEDS MG. Disponível em: http://www.numeros.mg.gov.br

 Número de crimes violentos nas cidades que integram a 19ª RISP em 2016 e 2017. Fonte: SEDS MG. Disponível em: http://www.numeros.mg.gov.br

A instalação da RISP foi importante para que a cidade se tornasse, finalmente, um polo de planejamento estratégico de segurança pública, com o comando da polícia militar deixando de ser subordinado à Curvelo. A RISP permite mais operacionalidade, eficiência e mais resultados positivos no combate à criminalidade, como pode ser visto pelos números disponibilizados ontem pela SEDS.

São considerados crimes violentos: homicídio consumado, homicídio tentado, estupro consumado, estupro tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado, roubo consumado, estupro de vulnerável consumado e estupro de vulnerável tentado. Até o momento, a taxa desses crimes em Sete Lagoas e região caiu mais da metade em comparação com o mês de janeiro, sendo que em abril foi de 54,07 para cada 100 mil habitantes.

Apenas na cidade de Sete Lagoas, o número de crimes violentos caiu de 328 no mês de janeiro para 132 ocorrências no mês de abril deste ano.

Número de crimes violentos na cidade de Sete Lagoas em 2016 e 2017. Fonte: SEDS MG.  Disponível em: http://www.numeros.mg.gov.br

 Além da instalação da 19ª RISP, Sete Lagoas e cidades da região foram contempladas com entregas de viaturas para as polícias militar e civil, aumento do efetivo de policiais militares, reformas de instalações da PM, novos investigadores para a polícia civil, construção de laboratório de análise toxicológica; reforma do prédio do IML e construção do prédio da 14ª Companhia de Missões Especiais em Sete Lagoas, tudo isso através do trabalho do deputado Douglas Melo, por meio de emendas, indicações parlamentares e intervenções junto ao governo no estado.

Sobre a queda da criminalidade em Sete Lagoas e região, Douglas afirmou: “estes números refletem o resultado do trabalho de uma força-tarefa em prol do combate à criminalidade, graças ao trabalho em parceria com as polícias militar e civil. Sabemos que a segurança pública é um grande desafio, mas os números refletem que estamos no caminho certo. Ainda há muito trabalho a fazer, continuaremos lutando”.

Cerimônia de formatura dos 106 discentes do curso de formação de soldados em Sete Lagoas, realizada no final do mês de abril. Após intervenção do deputado Douglas Melo junto ao governo do estado, cerca de metade dos formandos vai continuar em Sete Lagoas e cidades da região, aumentando o efetivo da polícia. 

Entrega do maior lote de viaturas da história de Sete Lagoas. Em 23/02, após pedido do deputado para que a cidade entrasse na entrega do lote de viaturas terceirizadas, foram entregues para o comando da Polícia Militar do município 27 veículos, em cerimônia realizada pelo governador Fernando Pimentel.

Cerimônia de instalação da 19ª RISP e assunção do Coronel Baracho como comandante da 19ª RPM.